Como calcular o seu IMC?
Para determinar a sua condição física, o cálculo do IMC necessita de especificar o seu sexo, a sua altura e o seu peso. Os resultados obtidos permitem assim conhecer o seu índice de massa corporal.
Note entretanto que o IMC serve apenas como ponto de referência. Se optar por empreender um regime alimentar, deve dirigir-se a um profissional.
Como interpretar o seu IMC?
Os resultados do cálculo de IMC são divididos em 7 categorias de condição física. Estas categorias foram baseadas na correspondência entre as taxas de mortalidade e o IMC:
- Um IMC inferior a 16,5 corresponde à categoria de subnutrição
- Um IMC entre 16,5 e 18,5 corresponde à categoria de magreza
- Um IMC entre 18,5 e 25 corresponde à categoria normal
- Um IMC entre 25 e 30 corresponde à categoria de excesso de peso
- Um IMC acima de 30 corresponde à categoria obesidade. Esta distingue-se em três subcategorias:
- Obesidade moderada para um IMC entre 30 e 35
- Obesidade grave para um IMC entre 35 e 40
- Obesidade mórbida para um IMC superior a 40
Calcular o seu IMC, por quê?
O cálculo do seu IMC é essencial para conhecer os riscos que a sua massa adiposa e o seu peso têm para a sua saúde. Um cálculo do IMC elevado irá mesmo dar-lhe informações complementares.
Em função da sua idade, da sua morfologia e da sua atividade, pode saber qual é o seu metabolismo de base. Um metabolismo de base corresponde ao gasto de energia do seu corpo em repouso. Esse metabolismo difere de uma pessoa para outra.
O cálculo do IMC impulsionado pode ajudá-lo(a) a descobrir o seu peso saudável ou peso ideal. Esta é uma medida muito mais precisa do que o IMC uma vez que define qual o peso que terá menor impacto sobre a sua saúde. Expresso em quilogramas, ele diz-lhe exatamente qual o caminho a percorrer em relação ao seu peso atual.
Todos estes elementos são importantes para fazer uma avaliação da sua saúde. O cálculo do seu Índice de Massa Corporal é portanto o ponto de partida para o seu bem-estar.