Cozinha e IMC

Cozinha e IMC


Na busca do seu peso saudável, é geralmente necessário adaptar a sua alimentação, quer se trate de perder ou de ganhar peso. Com a ajuda frequente de um especialista, irá aprender a comer de forma mais saudável e conforme as necessidades do seu corpo.

Mas o que cozinhar e o que se pode permitir?

Os reflexos culinários a adotar

Se não existe uma receita milagrosa para perder peso, existem no entanto alguns reflexos a adotar no seu prato e na cozinha!

  • Convide as frutas e os legumes para o seu prato! O PNPAS (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável) tenta garantir que as pessoas comam 5 frutas e legumes por dia. Porquê? Porque estão repletos de fibras alimentares. Essas fibras dão-lhe uma sensação de saciedade que evitará que coma em excesso. Essas fibras também melhoram o trânsito intestinal
  • Compartimente e dê cor às suas receitas! Compartimentar o seu prato vai permitir-lhe distinguir os diferentes grupos de alimentos. Isso vai ajudá-lo também a visualizar e a gerir as porções. Separar portanto os alimentos ricos em amido dos vegetais e dar um lugar especial à carne e ao peixe. Colorir os seus pratos permite agradar aos olhos e ao paladar
  • Use especiarias nas suas receitas

Estes reflexos criam-se na cozinha, mas também à mesa! Se adotar esses reflexos diariamente, a sua alimentação será mais saudável e os excessos serão controlados!

Faça a comida você mesmo(a)

A palavra de ordem: criar prazer no seu prato! Teste por si mesmo as receitas com poucas calorias. Vá para a cozinha e descubra os prazeres de cozinhar.

A falta de tempo é muitas vezes o travão para uma alimentação saudável. As refeições prontas contêm mais calorias, gordura e açúcar do que as refeições cozinhadas em casa. Pesquisadores norte-americanos da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health já o comprovaram.

Mas sobretudo, ser você a cozinhar é conhecer tudo o que está no seu prato. No entanto, se o seu tempo está demasiado sobrecarregado, tire algum tempo para ler e aprender a compreender os rótulos dos alimentos que compra.

Estes conselhos e truques na cozinha e nos pratos são aplicáveis ​​a todos. Eles são essenciais para garantir uma alimentação saudável.