Desporto e IMC

Desporto e IMC


O IMC, Índice de Massa Corporal, é calculado em função do tamanho e do peso da pessoa em causa. Embora os grandes desportistas não sejam afetados por esse cálculo devido ao peso dos seus músculos, nada o impede de praticar desporto de forma razoável.

O desporto é essencial para se sentir bem na sua pele e na sua cabeça.

Os benefícios do desporto

O desporto em geral é um trunfo importante para o bem-estar de um indivíduo. Os seus benefícios são ao mesmo tempo físicos e mentais!

Cada desporto tem as suas particularidades específicas. De uma forma geral praticar uma atividade física regular vai permitir-lhe manter o seu peso ideal, aquele com que se sente bem. Isso também lhe vai permitir lutar contra a obesidade. Além disso, praticar desporto é excelente para o coração e protege contra certos tipos de cancro. Finalmente, a sua condição física só vai melhorar, tanto nos seus desempenhos desportivos como na sua vida diária.

Diz-se igualmente que praticar desporto acalma a mente. Com efeito, se praticado antes das 16h, o desporto irá melhorar o seu sono. O desporto é igualmente recomendado para lutar contra o stress, a ansiedade e a depressão. Praticar desporto é dar um grande passo na direção do seu bem-estar.

O desporto para mudar o seu IMC

Escolha o desporto que lhe convém: o desporto coletivo, o fitness, os desportos de combate ... Mas estas não são as únicas opções disponíveis para si.

Ter uma atividade física regular não significa obrigatoriamente ter de ir a um ginásio ou ter aulas de fitness. Pode praticar um desporto à sua escala. Por exemplo, mudar os seus modos de transporte e privilegiar a caminhada ativa ou a bicicleta. Trinta minutos de desporto por dia são suficientes para atingir resultados visíveis.

É evidente: praticar desporto aumenta a massa muscular. Cada indivíduo tem um metabolismo de base próprio. Isso corresponde ao número de calorias que o seu corpo gasta diariamente sem atividade física. É preciso saber que um corpo com mais músculos queima mais calorias em repouso do que um corpo menos musculado. É uma das razões por que os homens emagrecem mais rapidamente que as mulheres.

Na corrida aos quilos, quer seja para os perder ou para os ganhar, o desporto será o seu melhor trunfo. Cabe-lhe a si escolher aquele com o qual se vai sentir melhor.