IMC e calorias

IMC e calorias


Através do cálculo do seu IMC e da sua perda ou aumento de peso, é indispensável conhecer o seu metabolismo de base. Ele vai indicar-lhe o gasto energético do seu corpo em repouso.

O que é o metabolismo de base?

Cada pessoa tem um metabolismo de base próprio que depende da sua altura, do seu peso, da sua idade, do seu sexo e da sua morfologia.

O metabolismo de base, ou metabolismo basal exprime-se em calorias. Com efeito, esta ferramenta permite saber o número de calorias que o seu corpo gasta sem atividade física. Essas necessidades energéticas não podem ser modificadas porque representam o número de calorias necessárias para o funcionamento correto do corpo humano durante um dia.

Essas calorias são gastas pelo cérebro, pelo coração, pelo sistema respiratório e pelo sistema digestivo. O metabolismo de base representa o número mínimo de calorias que o nosso corpo vai gastar por dia.

Compreender o metabolismo de base

O cálculo das calorias é essencial em qualquer regime alimentar. Para fazer isso, qualquer profissional de saúde irá calcular o seu metabolismo de base para definir o número de calorias que poderá absorver diariamente.

Em nenhuma circunstância deverá armazenar menos calorias do que aquelas que o seu corpo necessita. Uma ingestão energética e calórica insuficiente pode expor o corpo a problemas de saúde. Cada metabolismo é único. Um metabolismo de base elevado, com uma necessidade de calorias superior à média, significa que o seu corpo tem menos reservas. As pessoas que têm uma atividade física significativa vão ver aumentar as suas necessidades de calorias. Este é também o caso dos jovens, cujo corpo queima mais calorias em repouso.

Para aumentar o seu metabolismo de base é necessário aumentar a massa muscular, uma vez que um corpo musculado gasta mais calorias em repouso do que um corpo pouco musculado.

O que interessa para si não é tornar o cálculo das calorias numa obsessão, mas num guia na sua busca pelo seu peso saudável, aquele com o qual se vai sentir bem.